Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Águas

Os mananciais pegam fogo em Itu

Enquanto Jundiaí luta pela sua Mata Ciliar, a do Manancial do Itaim (Itu), um dos principais da cidade, está queimando desde hoje cedo.

E as perguntas que não querem calar são:

Será que não tem água na torneira porque pega fogo na Mata Ciliar ou quando pega fogo ė difícil de apagar porque não tem água na torneira?

Será que tem alguém dos órgãos públicos tentando apagar?

Será que alguém ganha com isso?

Será que vamos virar deserto nos próximos anos?

 

Precipitação de 2010 à 2019 em Itu, São Paulo, BR

O que é?

Vulgarmente, precipitação é a chuva que cai por ano em algum lugar do planeta Terra. Aqui ela é medida em milímetros.

O gráfico abaixo apresenta as precipitações médias calculadas na cidade de Itu, interior de São Paulo. Para obtenção dos dados para o estudo rápido utilizou-se de referências metodológicas encontradas no trabalho que visa analisar a conjuntura hídrica de um município, feito pelo mestre Luiz Rafael Rizzo, da UNESP/PROFÁGUA de Ilha Solteira (mais…)

Consultores apresentam o projeto do condomínio

Água e todo mundo circulando!

Essa foi uma semana pra conferir o que anda acontecendo em Itu quando o assunto é ela:  a gloriosa H2O

Na última quinta feira, alguns hackativistas da Baia Hacker, junto com os alunos do curso de Biologia do CEUNSP, participamos de uma visita técnica à Fazenda Capoava, onde pudemos conhecer um projeto de reflorestamento que pretende plantar cerca de 400. 000 mudas florestais nativas nas imediações.

Boa parte dessas mudas já estão no chão, algumas com até 2 anos de idade e já criando um belo sombramento de solo.

(mais…)

Água cara ou é água da barata?

No auge de toda insegurança gerada pela crise hídrica real, a de 2014, eis que o Governo de São Paulo veio com aquele papo “me engana que eu gosto” para acessar a água do volume morto do Sistema Cantareira. Necessidade obrigatória por lei, é o limite, deve-se garantir o abastecimento da população da capital onde muitas pessoas enxergam nisso uma atitude empreendedora. Realmente, isso é que é amor para além da conta!

Traduzindo para a linguagem dos demoautocratas que vivem fora da bolha do sistema de regulação e controle do abastecimento de águas, o Governo de São Paulo definiu que as pessoas passariam a beber água de fontes que tempos atrás não serviríamos nem aos porcos, sob pena de ser processado criminalmente pelo próprio Estado.

(mais…)

Parceria avalia a qualidade da água em Itu

Em função do desabastecimento da água no município de Itu-SP, a população tem recorrido a poços artesianos, bicas e a caixas e bolsões públicos instalados em alguns bairros da cidade para obtenção de água.

Estes locais alternativos podem sofrer contaminação por micro-organismos devido às condições de instalação e manutenção do sistema de abastecimento, onde o próprio usuário é o responsável pela coleta e transporte da água até a sua residência.

(mais…)

Aquiferos na região

#queremoságua #sqn

#queremoságua Só que não turma.

Primeiro que água tem, até um bocado ainda, mas está suja né? Nosso problema é água potável. Há uma certa ilusão sobre as águas subterrâneas mas olha só Itu, na pontinha do aquífero tubarão, sobra pouco para nós.

(mais…)

ReÁguas de Itu

Em Itu – SP, Direitos e Democracia são atropelados por coronéis, militares e civis, que frente à uma real crise da água, reagem com violência a pequenas perturbações da ordem estabelecida.

(mais…)