Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Blog

Os mananciais pegam fogo em Itu

Enquanto Jundiaí luta pela sua Mata Ciliar, a do Manancial do Itaim (Itu), um dos principais da cidade, está queimando desde hoje cedo.

E as perguntas que não querem calar são:

Será que não tem água na torneira porque pega fogo na Mata Ciliar ou quando pega fogo ė difícil de apagar porque não tem água na torneira?

Será que tem alguém dos órgãos públicos tentando apagar?

Será que alguém ganha com isso?

Será que vamos virar deserto nos próximos anos?

 

Como solicitar dados via Lei de Acesso à Informação

Leis de acesso à informação pública existem em diferentes países. Nos Estados Unidos, por exemplo, é mais antiga (1967) e chama-se FOIA (Freedom Of Information Act). Já no Brasil o dia 16 de maio de 2012 marca a entrada em vigor da Lei 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), que regulamentou o direito à informação garantido pela Constituição Federal brasileira em seu artigo quinto, reforçando o entendimento da publicidade como regra e o sigilo como exceção. (mais…)

Precipitação de 2010 à 2019 em Itu, São Paulo, BR

O que é?

Vulgarmente, precipitação é a chuva que cai por ano em algum lugar do planeta Terra. Aqui ela é medida em milímetros.

O gráfico abaixo apresenta as precipitações médias calculadas na cidade de Itu, interior de São Paulo. Para obtenção dos dados para o estudo rápido utilizou-se de referências metodológicas encontradas no trabalho que visa analisar a conjuntura hídrica de um município, feito pelo mestre Luiz Rafael Rizzo, da UNESP/PROFÁGUA de Ilha Solteira (mais…)

Água nos repositórios da PermaTecnoYoga

PermaTecnoYoga não é um termo com o nome bonito, mas é útil. É resultado da União (Yoga) entre a Cultura da Permanência (Permacultura) e as Tecnologias disponíveis (que diferem das possíveis).

Encerra em si os esforços mentais, sociais e físicos na experimentação de uma cultura tecnológica, biodiversa e permanente em nossas residências. Por isso também pode ser encontrada como BioTechnoSwarm.

(mais…)

Consultores apresentam o projeto do condomínio

Água e todo mundo circulando!

Essa foi uma semana pra conferir o que anda acontecendo em Itu quando o assunto é ela:  a gloriosa H2O

Na última quinta feira, alguns hackativistas da Baia Hacker, junto com os alunos do curso de Biologia do CEUNSP, participamos de uma visita técnica à Fazenda Capoava, onde pudemos conhecer um projeto de reflorestamento que pretende plantar cerca de 400. 000 mudas florestais nativas nas imediações.

Boa parte dessas mudas já estão no chão, algumas com até 2 anos de idade e já criando um belo sombramento de solo.

(mais…)

Bebendo água dos córregos de Itu

Toda quarta-feira é só alegria para você também?

A mágica aconteceu no primeiro de abril, dia da mentira e das verdades desveladas. Sempre vi aqueles filtros de água superpotentes em stands de conferências, na tv ou na internet. Tudo tão simples mas tão distante, indisponível é o mesmo que não-existir.

(mais…)

Florestas rasgadas que alimentam sua casa e seu carro

Água na medida, com seus ares de sagrada, tem se mostrado cada vez mais como dádiva perdida.

Perturbamos o equilíbrio dinâmico do sistema Gaia para muito além da nossa cota ao insistir em padrões cada vez mais brutos e automáticos de substituição das redes de vida diversificadas (como os ecossistemas) por vazios estéreis impermeáveis de concreto e cimento. Esse padrão alienante que toma conta de grande parte dos assentamentos humanos, seja no campo ou na cidade, tem nos colocado em ritmo acelerado a caminho da auto-destruição. Uma verdadeira loucomotiva que avança rumo ao penhasco.

(mais…)