Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Precipitação de 2010 à 2019 em Itu, São Paulo, BR

O que é?

Vulgarmente, precipitação é a chuva que cai por ano em algum lugar do planeta Terra. Aqui ela é medida em milímetros.

O gráfico abaixo apresenta as precipitações médias calculadas na cidade de Itu, interior de São Paulo. Para obtenção dos dados para o estudo rápido utilizou-se de referências metodológicas encontradas no trabalho que visa analisar a conjuntura hídrica de um município, feito pelo mestre Luiz Rafael Rizzo, da UNESP/PROFÁGUA de Ilha Solteira

Idéia prática

Saber dados para ajudar a responder a pergunta: A chuva que chega na cidade ultimamente é capaz de evitar uma seca como a que aconteceu em 2014?

De onde vêm os dados

Os dados foram extraídos do SISDAGRO, plataforma do INMET (Instituto Nacional de Metereologia), de forma muito simples, basta acessar o site e selecionar a data de início e fechamento do gráfico.

Estes dados são públicos graças à Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011 que estabelece que órgãos e entidades públicas devem divulgar, independentemente de solicitação, informações de interesse geral ou coletivo, salvo aquelas cuja confidencialidade esteja prevista no texto legal.

Em cumprimento a esta Lei, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa disponibiliza na internet as informações, classificadas como Transparência Ativa.