DesÁguas de Itu, conecte-se à água
Na estiagem de 2014 a cidade de Itu atravessa a maior crise hídrica de todos os tempos e fica marcada por fortes racionamentos, em alguns casos, chegando ao desabastecimento total em alguns bairros por meses.
Paralelamente ao caos do desabastecimento a Prefeitura e algumas empresas locais não mediram esforços para implementar um projeto de canalização que destruiu 10 km de rios urbanos e secou muito a nossa água dessas microbacias centrais da cidade. A obra, que custou 100 milhões de Reais, foi financiada com recursos do BNDES através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal, envolveu várias falhas de projeto técnico e ausência total de participação popular e transparência.
https://www.youtube.com/watch?v=bnysXpbfXzY
Em meio a esse clima de mercantilização e destruição da água as pessoas comuns se adaptam criativamente à escassez e revelam os sinais de enxameamentos para uma gestão mais abundante e generosa de nosso bem comum fundamental.
Participe, interaja, faça parte do mundo que lhe pertence. Não deixem que enterrem a Declaração Universal dos Direitos da Água!