Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Parceria avalia a qualidade da água em Itu

Em função do desabastecimento da água no município de Itu-SP, a população tem recorrido a poços artesianos, bicas e a caixas e bolsões públicos instalados em alguns bairros da cidade para obtenção de água.

Estes locais alternativos podem sofrer contaminação por micro-organismos devido às condições de instalação e manutenção do sistema de abastecimento, onde o próprio usuário é o responsável pela coleta e transporte da água até a sua residência.

Como a presença destes micro-organismos oferecem riscos à saúde humana ocasionando sintomas como, por exemplo, diarreia e vômito, a ONG Caminho das Águas e a Seção de Ciências Biológicas do CEUNSP testam no projeto Conversando com as Águas em Itu um kit alternativo desenvolvido por Luiz Gomes Junior em sua dissertação de mestrado pela UFMG, que permite verificar a qualidade da água, baseado na diferença de coloração e que já foi destaque aqui no 13300.

Os pontos de coleta das amostras do projeto foram plotados no mapa de Maravilhas do 13300 principalmente porque água, mesmo nas piores condições, é água e permanece sendo essencial à vida. As coletas acontecem sob orientações da professora Luciana Giacomini e a análise orientada pelas professoras Rosemeire Bueno e Andrea V Carreri, todas do CEUNSP e que tem instruído a equipe geral sobre métodos científicos de manejo da água.

Pensando também em aumentar a resiliência da população o projeto irá disponibilizar alguns desses kits para que as pessoas possam verificar a qualidade da água e adotar as medidas corretas a fim de evitar prejuízos à saúde.

Com o kit em mãos as pessoas poderão descobrir qualidade inerentes à potabilidade da água coletada. Se a água apresentar coloração vermelha indica que ela esta inadequada, devendo a mesma ser fervida por 10 minutos antes do consumo. Outra alternativa é utilizar duas gotas de hipoclorito de sódio (água sanitária sem alvejante) para cada litro de água. Você pode saber mais acessando o Relatório Preliminar do projeto que pode ser baixado no site da ONG Caminho das Águas.

Link: http://www.caminhodasaguas.org.br/projetos/analise

 

Galeria de imagens do Projeto Conversando com as Águas em Itu/SP

Fotos da primeira coleta realizada na cidade de Itu no dia 29 de outubro de 2014, imagens do relatório preliminar.

Créditos Cristiano Andreazza, mapa por Bruno Pinheiro.

{gallery}coleta01{/gallery}

Espalhe