Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Ferramentas

Como solicitar dados via Lei de Acesso à Informação

Leis de acesso à informação pública existem em diferentes países. Nos Estados Unidos, por exemplo, é mais antiga (1967) e chama-se FOIA (Freedom Of Information Act). Já no Brasil o dia 16 de maio de 2012 marca a entrada em vigor da Lei 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), que regulamentou o direito à informação garantido pela Constituição Federal brasileira em seu artigo quinto, reforçando o entendimento da publicidade como regra e o sigilo como exceção. (mais…)

Água nos repositórios da PermaTecnoYoga

PermaTecnoYoga não é um termo com o nome bonito, mas é útil. É resultado da União (Yoga) entre a Cultura da Permanência (Permacultura) e as Tecnologias disponíveis (que diferem das possíveis).

Encerra em si os esforços mentais, sociais e físicos na experimentação de uma cultura tecnológica, biodiversa e permanente em nossas residências. Por isso também pode ser encontrada como BioTechnoSwarm.

(mais…)

Bebendo água dos córregos de Itu

Toda quarta-feira é só alegria para você também?

A mágica aconteceu no primeiro de abril, dia da mentira e das verdades desveladas. Sempre vi aqueles filtros de água superpotentes em stands de conferências, na tv ou na internet. Tudo tão simples mas tão distante, indisponível é o mesmo que não-existir.

(mais…)

Kit de emergência de análise de água por R$25,00

A situação da estiagem é crítica e os métodos de captação tem sido os piores possíveis, nós não sabemos como captar e tratar boa água e é importante admitir para aceitarmos os métodos mais básicos como o primeiro passo em sistemas interdependentes de saneamento humano. Alternativas como um biofiltro hidropônico seria a melhor caminhada até soluções, mas não é fácil construir um.

(mais…)

Por que mapas?

Mapas permitem a identificação de elementos de relevância para quem os faz. Permitem a descoberta de detalhes particulares do mundo e ao mesmo tempo um pouco mais de compreensão sobre a complexidade da união destes instantes. Fazer mapas significa poder observar o pequeno e imaginar o todo.

Cada mapa apresenta uma série de pontos geograficamente referenciados. Eles podem ser criados com uma série de camadas que se sobrepostas criarão um mosaico de identificações. As características de determinado lugar podem ser delimitadas sob diversos interesses, quiçá distintos. As camadas podem abranger características ambientais, culturais, sociais, econômicas, psicológicas, sensoriais, tecnológicas, políticas e de qualquer outra área que seja desejável.

(mais…)