Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Procurando sinais de descanalização em Itu

Não é nenhum absurdo em uma cidade onde há falta d’água que a primeira iniciativa pública seja recuperar as nascentes disponíveis, mas a idéia ainda choca e é contrária as atuais políticas públicas de infra-estutura e meio ambiente urbano, vulgo PAC 2.

Em tempos de crise o inusitado pode acontecer e pelo Facebook encontramos uma notícia que relata a descanalização realizada por moradores em um dos córregos no jardim Padre Bento. Resolvemos sair atrás da notícia e encontrar a novidade – foi muito fácil depois de consultar o boca a boca da cidade.

Relatos indicaram que os moradores utilizaram-se de máquinas para forçar a tampa e acessar a água, chegando a fazer fila no local após a liberação. Imprópria para consumo mas com uma aparência muito boa, aparentemente ela nasce ali perto e foi canalizada para dar espaço aos novos conjuntos residenciais de padrão bacana que as famílias ituanas estão construindo no local. Somente a seca proporciona momentos de atenção e carinho por um elemento tão precioso, mesmo assim “é um começo”.

Chegamos na Rua Alfredo Barbi, número 1, bem a tempo de encontrar um garoto que estava utilizando a água para remediar os danos depois de uma curva mal sucedida e uma das latas de tinta que carregava estourou. Se chegássemos alguns minutos antes ainda veríamos aqueles que haviam ateado fogo no capim dos terrenos no entorno do córrego canalizado.

Este é mais um ponto de interesse do 13300 e está reportado aqui http://www.13300.org/index.php/problemas/issue/5

Agora as pessoas que curtiram a idéia podem criar sua conta e dialogar sobre outros pontos também. Vamos quem sabe pesquisar mais para saber a história completa deste córrego. Gravamos algumas imagens, vejam no vídeo “100 Águas em Itu – uma crise real” que pode se tornar uma série de documentações 🙂

E a imagem que segue é a matéria que nos chamou atenção ao local, ela foi escrita por José Maria Tomazela (OESP, 19/08/2014, Metrópole, p. A15 http://www.estadao.com.br/noticias/geral,moradores-de-itu-usam-agua-de-corrego-para-se-abastecer,1545828 ).

Espalhe